O que é PABX

O que é PABX

O que é PABX

PABX = Private Automatic Branch Exchange (da língua inglesa, Comutador Automático de Ramais Privados).

PABX é um equipamento (ou conjunto de equipamentos) que faz a função de uma central de telefonia instalada dentro de uma empresa, com o objetivo de funcionar como um direcionador de ligações telefônicas para ramais específicos. As centrais telefônicas têm como objetivo maior obter eficiência e rapidez nas comunicações interna e externas das empresas.

A central de Telefonia também permite que um usuário realize uma ligação para outro colaborador da instituição sem a necessidade de utilizar a rede pública de uma operadora prestadora de serviços de telefonia (como VIVO, TIM, OI, NET, etc …)

PABX Como Funciona

Através configuração dos equipamentos de PABX, a empresa pode divulgar um telefone único (tronco chave) para que clientes, fornecedores e funcionários entrem em contado com a empresa. Assim que, uma ligação externa passa pela central de telefonia, interage com o usuário (solicitando o ramal de destino ou departamento desejado) e então é direcionado para o destino adequado. (Para saber mais detalhes de funcionamento, leia nossa publicação PABX Como Funciona )

Tecnologias Telefonia

Existem distintas tecnologias de funcionamento e sinalização de centrais telefônicas que foram evoluindo e naturalmente trazendo novas funcionalidades e possibilidades de integrações sistêmicas além de redução de tamanho físico (espaço ocupado), facilidades de administração (equipe de telecom) e benefícios ao negócio.

  • PABX Analógico

    É a tecnologia de central mais antiga que necessita de infraestrutura complexa e cara, com funcionalidades simples e baixa complexidade de instalação e manutenção. Antigamente era amplamente utilizada por todas as empresas, atualmente apenas soluções de interfone (para condomínios) são indicadas para esta tecnologia.

  • PABX Digital

    A tecnologia Digital é a evolução do analógico que traz mais qualidade na voz, mais controle e novas funcionalidades como utilização de troncos E1/T1 (E1 = 30 canais brasil / T1 = 24 canais EUA) e DDR (discagem direta para ramal), isto é, uma ligação externa pode ser realizada diretamente para um ramal de uma pessoa específica. A infraestrutura necessária é mais simples que a central analógica e possui média complexidade de instalação e manutenção. Essa tecnologia ainda muito utilizada no Brasil está sendo substituída pelas centrais VoIP que trazem muita praticidade no dia a dia dos usuários.

  • PABX IP (VoIP) 

    É a tecnologia mais moderna de central de telefonia utilizando voz sobre IP (estrutura de rede de computadores). Dessa forma possibilita o desenvolvimento de aplicações e ferramentas que trazem valor agregado ao negócio e facilidades para os usuários, por exemplo utilizar o ramal corporativo através de um softphone instalado no computador com conexão com a internet. É a tecnologia que mais cresce no mundo por permitir os controles unificados do atendimento multicanal.

Utilização e Segmentos

Para Escritórios em geral

Para Indústria

Para Varejo

PABX em Hospitais

PABX Com Fila de Atendimento (Call Center)

PABX com Plataforma Omnichannel

RECURSOS de PABX

Os recursos e funções mais comuns em uma central telefônica são:

  • Controle das chamadas telefônicas internas e externas
  • Chamada em espera
  • ACD (Distribuidor Automático de Chamadas)
  • Permissões para realizar chamadas distintas para cada ramal
  • Grupos de Captura
  • Conexão com ramais sem fio
  • Transferência de chamadas
  • Identificador de chamadas
  • Caixa postal para cada ramal
  • Reuniões por telefone
  • Fila de prioridades de ligações por skills
  • Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar
  • Gerenciamento de chamadas de saída por custo de tarifas de operadoras
  • Possibilidade de interligação com computadores (Bases de dados, CRM, Webservices, …)
  • Sala virtual de conferência
  • URA ou Menu de segmentação
  • Discador Automático de Chamadas (agentless, preditivo, progressivo, múltiplo e preview)
  • Vídeo Conferência
  • CTI (Computer Telephony Integration)
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